Postura_A mochila e a coluna do seu filho
Se você tem filho(s) em idade escolar fique atento a essas dicas. Vi uma matéria do Jornal Hoje, no dia 08 de fevereiro e resolvi fazer esse post com a intenção de esclarecer um pouco mais esse assunto.
Perto da minha casa tem uma escola que sempre começa o ano letivo antes das demais escolas da cidade. Sempre foi assim. A primeira a começar as aulas e a última a entrar em férias. Não é raro ver os estudantes passando pela minha casa carregando livros, cadernos e mochilas. Entra ano e sai ano e sempre é possível perceber os mesmos “vícios” no transporte do material escolar. Mochilas estourando de tanto material, carregadas longe do corpo e, não raras vezes, em apenas um dos ombros.
Características da mochila ideal
1) A mochila deve ser leve;
2) As alças e a parte que fica em contato com as costas devem ser acolchoadas;
3) Quanto mais largas forem as alças, melhor;
4) Procure uma mochila que tenha o cinto. Isso fará com que a ela fique próxima ao corpo, evitando que a criança faça esforço extra para carregá-la.
Importante: compre uma mochila com tamanho proporcional ao corpo do seu filho.
Modo correto de usar
Além das características citadas acima, é importante que os pais saibam o modo correto de usar uma mochila para que possam orientar seus filhos quanto aos riscos a que podem estar expostos. Pode parecer insignificante, mas o uso incorreto e o sobrepeso de material nas mochilas são os causadores de sérios problemas de coluna nas crianças e adolescentes. Conheça os desvios posturais da coluna lendo o artigo Alterações Posturais da Coluna Vertebral.
Vamos às dicas:
Sempre usar as duas alças da mochila - isso fará com que o peso seja distribuído igualmente. Carregar a mochila apenas num dos ombros sobrecarrega o lado do corpo exposto ao peso, fazendo com que a criança fique inclinada para o lado. Essa atitude pode resultar em Escoliose, que é o desvio lateral da coluna. Quando a criança percebe que está inclinada, tende a levantar o ombro para manter o equilíbrio, o que pode causar desconforto e dores musculares.
Usar o cinto da mochila – apesar de ser um acessório importante, nem todas as mochilas oferecem esse “recurso”. E, mesmo que tenha o cinto, raramente você verá alguém fazendo uso dele.
Tenho certeza que você já viu essa cena: várias crianças indo para a escola. Se você prestou atenção, percebeu que a maioria carregava a mochila afastada do corpo e quase abaixo da linha glútea (linha formada na parte inferior das nádegas).
O cinto é importante, pois evita que a mochila se afaste, tornando-a quase uma parte do corpo. Segundo a reportagem, o correto é ajustar a mochila de modo que a sua parte inferior fique 5cm acima da linha da cintura. Desse modo, a criança não precisa inclinar o corpo à frente, o que exige que os músculos dos ombros e da cintura escapular fiquem permanentemente tensos, evitando as dores nessa região.
Mochila com rodinhas – o puxador deve ser ajustado de modo que o braço da criança fique flexionado num ângulo de 90 graus. Além disso, deve-se alternar os braços durante essa atividade. Essa forma de carregar é indicada pelo especialista que deu as dicas na matéria. Porém, se a criança manter o braço nessa angulação ficará mais fácil empurrar do que puxar algum objeto. Não consigo imaginar alguém puxando uma mochila, mala ou um carrinho de ir à feira com o braço nessa posição.
Outro fator a ser considerado é que, apesar de possuir rodinhas, o metal que forma a armação da mochila faz com que seja mais pesada, prejudicando a coluna de quem a carrega. Quando a criança se depara com escadas, é obrigada a levantar a mochila.
Na hora de arrumar a mochila do seu filho, não esqueça que ele poderá encontrar vários obstáculos pelo caminho.
Saiba mais sobre os malefícios da mochila com rodinhas clicando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário passará por moderação.